UESB
Campus Vitória da Conquista, BA
Mineral, rocha ou pedra?
Considerando uma linguagem popular, pedra é o termo genérico utilizado para denominar todo componente sólido da crosta terrestre. Em Geologia, o termo utilizado para denominar este material é rocha ou mineral. Embora possa desagradar alguns profissionais, o uso do termo pedra não está incorreto, já que os geólogos empregam com frequência o termo pedra preciosa ou simplesmente pedra.
Para entender melhor essas diferenças, vamos às definições:
Meteorito
Meteoritos são fragmentos rochosos de matéria sólida que giram ao redor do Sol ou qualquer objeto no espaço interplanetário que seja muito pequeno para ser chamado de asteroide ou cometa, que alcança a superfície da Terra sem ser vaporizado completamente.
Mineral
Mineral é todo corpo ou substância homogênea, natural, resultante de processos físico-químicos que operaram na crosta terrestre. Os minerais podem ser elementos, por exemplo o diamante (C), ou compostos químicos, por exemplo o quartzo (SiO²). Podem ser reconhecidos em função de um conjunto de propriedades, entre elas destacam-se: hábito, cor, brilho, dureza, clivagem e densidade relativa. A maioria desses compostos ocorrem no estado sólido e compõem as rochas.
Minério
Trata-se de um mineral, ou de uma associação de minerais, que contém um metal e/ou minerais economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração). Assim, minérios são minerais de grande valor econômico.
Rocha
As rochas são agregados naturais formados por um ou mais minerais, inclusive vidro vulcânico e matéria orgânica, que constituem parte essencial da crosta terrestre. Existem três principais tipos de rochas, divididas de acordo com o ambiente geológico em que foram geradas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Rocha ornamental
O termo Rocha Ornamental também engloba outros tipos de rochas, conhecidas genericamente no mercado como “Pedras Naturais”, nas quais estão incluídos: ardósias, quartzitos, granitos, arenitos, gnaisses e calcários, utilizados em placas rústicas, in natura, não requerendo acabamento superficial para aplicação em revestimento.
Cristal
Sólido homogêneo, que possui arranjo atômico interno tridimensional, refletido externamente. Encontra-se limitado por superfícies geralmente planas, lisas, apresentando-se com formas geométricas externas.