top of page

PALEONTOLOGIA

A Paleontologia (Palaios = antigo; ontos = ser; logos = estudo) é a ciência que se dedica ao estudo de restos e vestígios de animais ou vegetais, os fosséis (fossilis = extraído da terra), com o objetivo de conhecer a vida do passado geológico que ficou registrada nas rochas. Sendo assim, o paleontólogo é o cientista que estuda a vida pré-histórica, a partir das evidências fornecidas pelos fósseis e pelas rochas.

 

Preocupada em entender a evolução física da Terra através das mudanças na sua geografia (paleogeografia), no clima (paleoclima) e nos ecossistemas (paleoecologia), e como esses fatores influenciaram a evolução das formas de vida pré-históricas, a Paleontologia é caracteristicamente uma ciência multidisciplinar. Neste sentido, relaciona-se à Geologia, à Biologia, à Ecologia e à Oceanografia, dentre outros campos do conhecimento preocupados em estudar as interações entre os organismos e o meio ambiente, além da conservação do patrimônio fossilífero.

 

Dentre os objetivos da Paleontologia estão: conhecer como os seres vivos evoluíram através do tempo; determinar a idade das rochas com base no estágio evolutivo dos animais e plantas fósseis; reconstruir o ambiente em que o fóssil viveu, contribuindo para o entendimento dos climas e da dinâmica das massas de terra (continentes) no passado; auxiliar na reconstituição da história geológica da terra, através do estudo das sucessões faunísticas e florísticas preservadas nas rochas; e identificar rochas ricas em substâncias minerais e combustíveis, como o petróleo e o carvão mineral.

Fonte: Modificado de LAPA/UFRR

thumb.jpg

Fonte IMG: The Wire (2018)

bottom of page