A GEOLOGIA COMO FORMA DE ENTENDER O NOSSO PLANETA
Berilo Esmeralda
Berilo Água-Marinha
Berilo
-
Fórmula Química: (Fe, Mg)Cr₂O₄
-
Dureza: 7,5-8
-
Berilo é composto por berílio, que é um metal relativamente raro, isso torna a formação de minerais dificultosa. Atualmente praticamente todas as fontes conhecidas são em rochas ígneas como granito, riolito e pegmatito, também sendo possível encontrar em rochas metamórficas derivadas destes tipos. Uma exceção são rochas metamorfizadas a partir de folhelho e arenito ricos em carbono.
-
A coloração verde (Berilo Esmeralda) se deve à presença de cromo ou vanádio enquanto a coloração azul (Berilo Água-Marinha) se deve à presença de ferro.
Usos
O berilo era a maior fonte de de berílio (com o "i") no mundo, sendo atualmente responsável por 20% da produção devido á descoberta de outro mineral mais barato. É um dos metais mais utilizados desde o século XX, devido as suas aplicações que vão desde espelhos de alta capacidade para telescópios espaciais e ferramentas de precisão, à resistência a elevadas e baixas temperaturas sem se deformar, além de usos em instrumentos radioativos devido à sua permeabilidade a radiação. O Brasil é o maior extrator de berilo água-marinha e um dos maiores extratores de berilo esmeralda do mundo.